domingo, 26 de fevereiro de 2012

Exposição Fihos da Lua, na Fortaleza de Maputo


Visitamos esse final de semana a Fortaleza de Maputo, que fica de frente para a Baía de Maputo. De acordo com documentação que consta no local, a construção original data de 1785, representa um dos principais monumentos da cidade.




Do dia 22 de fevereiro até 23 de março, acontece a Exposição Filhos da Lua, com fotos com pessoas portadoras de albinismo. 


O albinismo é uma doença causada pela insuficiência de melanina, substância responsável pela colocarção da pele, cabelos e olhos. É genético, passado de pais para filhos, caso os pais sejam portadores desse gene. Os portadores nascem com problemas de pele (hiper sensibilidade ao sol) e da vista (dificuldade na visão).

Portadores de albinismo sofrem bastante preconceito pela sua aparência, existem até alguns mitos em relação a isso como por exemplo que os albinos desaparem em trovoadas, que gerar fihos albinos é azar....A exposição mostra com suas fotos, quer  todos tem o mesmo direito, e todos somos iguais.

Confira as fotos:







sábado, 25 de fevereiro de 2012

Caminhos de Ferro de Moçambique (C.F.M)


A Estação de Caminhos de Ferro de Maputo,  é um edifício imponente, projetado pelos arquitetos Alfredo Augusto Lisboa de Lima, Mário Veiga e Ferreira da Costa, e construído entre 1913 e 1916. Muitos abribuem ao famoso, Gustave Eiffel. ( pois aqui tem a casa de ferro, essa sim o Eiffel). Atualmente serve como terminal das linhas dos CFM que ligam a cidade à Suazilândia , África do Sul, e Zimbabué.

A estação moçambicana está na lista das mais belas do mundo ao lado da St. Pancras, em Londres; Sirkeci, em Istambul; Atocha, em Madrid; Estação Central de Antuérpia, na Bélgica; Southern Cross Station, em Melbourne; United Station, em Los Angeles; Penn Station, de Nova Iorque; Michigan Central Station, de Detroit; entre outras.

Fomos a estação em busca de uma exposição em bronze, mas chegamos lá no encerramento da mostra aos sábados (outro dia voltamos), aproveitamos e demos uma voltinha para conhecer, pena que o café e a loja de artesanatos estava fechada.

Confira alguns registros, clique nas imagens para melhor visualização. ;D









fonte: wikipedia.com

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Domingo, dia de shopping e feira de artesanato

Hoje fomos ao supermercado do shopping comprar umas besteirinhas para comer durante o dia, compramos biscoitos, suco e iogurte...

Fomos também na feira de artesanato, um espaço grande com mais de 300 expositores, muita coisa bacana, diferente... tudo feito à mão, encontramos desenhos tipicamente africanos, vestuário, escultura em madeira, peças decorativas, caixinhas (Carol, você ia adorar, rs). 





Mas o que mais chama a atenção na feira são os batiques, tecidos pintados à mão, onde cobrem áreas do tecido a serem trabalhadas com cera que ficam expostos em varais, um colorido lindo, são desenhos originais e super criativos, esboçam a vida das mulheres trabalhando, carregando baldes na cabeça, homens trabalhando na terra, vilas, barcos, tudo com muito colorido.


Achei na net como se dá o processo:

PROCESSO DE BATIK DESENHADO À MÃO
A técnica do batik desenhado à mão assenta na marcação dos contornos do desenho desejado por meio de uma fina linha de cera "canting". Usa-se o pincel quando o objectivo for a obtenção de outras texturas ou linhas mais grossas.

DESENHO
O processo inicia-se pelo traço da linha de cera sobre o tecido .Normalmente o pano é esticado numa moldura e fixado periodicamente com taxas para manter o material bem tenso.

ISOLAMENTO A CERA
Usa-se a técnica de contorno com o isolamento a cera fundida ("canting") do tecido original para delinear o desenho do batik . A cera escorre uniforme e regularmente pelo bico da pequena tigela metálica.

COLORAÇÃO
Na aplicação das cores tem que se permanecer muito atento enquanto aplica as tintas com o pincel de modo a assegurar que cada cor adicional combine e se misture bem. A aplicação de cores também requer perícia. A tinta deve ser aplicada cuidadosamente afim de evitar o derrame para o desenho de fundo ou para outros elementos da composição.

FIXAÇÃO DAS CORES
A fase seguinte é a fixação de cores com silicato de sódio. Isto destina-se a evitar que o tecido desbote facilmente.

FERVURA E LAVAGEM
Por fim o tecido é fervido para remover a cera e revelar o desenho desejado. Lava-se depois repetidamente.

SECAGEM DO PRODUTO FINAL
O "batik" é então pendurado para secar, e subsequentemente passado a ferro.






sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Com os pés na África

Tudo começou com a proposta de trabalho que Marcos recebeu de ficar 2 anos em Maputo-Moçambique. E então, estamos aqui, com os pés na África com a oportunidade de conhecer e viver uma nova cultura, além de poder explorar vários lugares que a gente só via pelos programas de TV.


Quando comunicava para vocês para onde ia, a primeira coisa que pediam era: mande notícias! Dai, surgiu a ideia do blog, meu contato diário com todos que nos visitarem ;D


PRONTO, a partir de hoje, sintam-se a vontade para nos visitar e saber um pouco do que estamos vendo aqui na África!


Bem vindo ao Conexão Maputo!


Bandeira de Moçambique vista da minha janela