domingo, 19 de fevereiro de 2012

Domingo, dia de shopping e feira de artesanato

Hoje fomos ao supermercado do shopping comprar umas besteirinhas para comer durante o dia, compramos biscoitos, suco e iogurte...

Fomos também na feira de artesanato, um espaço grande com mais de 300 expositores, muita coisa bacana, diferente... tudo feito à mão, encontramos desenhos tipicamente africanos, vestuário, escultura em madeira, peças decorativas, caixinhas (Carol, você ia adorar, rs). 





Mas o que mais chama a atenção na feira são os batiques, tecidos pintados à mão, onde cobrem áreas do tecido a serem trabalhadas com cera que ficam expostos em varais, um colorido lindo, são desenhos originais e super criativos, esboçam a vida das mulheres trabalhando, carregando baldes na cabeça, homens trabalhando na terra, vilas, barcos, tudo com muito colorido.


Achei na net como se dá o processo:

PROCESSO DE BATIK DESENHADO À MÃO
A técnica do batik desenhado à mão assenta na marcação dos contornos do desenho desejado por meio de uma fina linha de cera "canting". Usa-se o pincel quando o objectivo for a obtenção de outras texturas ou linhas mais grossas.

DESENHO
O processo inicia-se pelo traço da linha de cera sobre o tecido .Normalmente o pano é esticado numa moldura e fixado periodicamente com taxas para manter o material bem tenso.

ISOLAMENTO A CERA
Usa-se a técnica de contorno com o isolamento a cera fundida ("canting") do tecido original para delinear o desenho do batik . A cera escorre uniforme e regularmente pelo bico da pequena tigela metálica.

COLORAÇÃO
Na aplicação das cores tem que se permanecer muito atento enquanto aplica as tintas com o pincel de modo a assegurar que cada cor adicional combine e se misture bem. A aplicação de cores também requer perícia. A tinta deve ser aplicada cuidadosamente afim de evitar o derrame para o desenho de fundo ou para outros elementos da composição.

FIXAÇÃO DAS CORES
A fase seguinte é a fixação de cores com silicato de sódio. Isto destina-se a evitar que o tecido desbote facilmente.

FERVURA E LAVAGEM
Por fim o tecido é fervido para remover a cera e revelar o desenho desejado. Lava-se depois repetidamente.

SECAGEM DO PRODUTO FINAL
O "batik" é então pendurado para secar, e subsequentemente passado a ferro.






5 comentários:

Conecte-se com a gente aqui!